segunda-feira, 6 de abril de 2009

TIAGO MANTEM-SE EM COMA

Neste momento a informação disponível sobre a evolução do estado de saúde do Tiago é parca e contraditória.(começam a aparecer os boatos)
Temos seguido ,junto da familia ,hospital e do que nos foi dito apenas podemos dizer que a situação se mantem,que continua em coma e que só após realização de nova TAC se poderá adiantar mais alguma coisa.
As visitas são restritas à familia .
Dado que muitos se nos têm dirigido a perguntar o que aconteceu, tentaremos de forma simples explicar a lesão que vitimou o Tiago.
Em consequência do choque com o adversário resultou uma pancada ,na cabeça do Tiago, que provocou o que se designa por hematoma sub-dural.
O hematoma sub – Dural é um distúrbio cerebral, que envolve acumulação de sangue no espaço entre as membranas interna e externa que cobrem o cérebro, onde os sintomas se desenvolvem normalmente dentro de um curto espaço de tempo após uma lesão na cabeça.
Sub – Dural significa "em baixo da dura mater" (membrana externa que cobre o cérebro). O hematoma sub-dural desenvolve-se quando as veias localizadas entre as membranas que cobrem o cérebro (as meninges) vazam sangue após uma lesão na cabeça . Essa lesão é mais frequente após num acidente traumático,como foi o caso. O sangue acumula-se formando um hematoma (massa de sangue) que pressiona os tecidos do cérebro. Essa pressão danifica o tecido cerebral e provoca a perda da função cerebral, que pode piorar de maneira progressiva, à medida que o hematoma e a pressão intra craniana (pressão dentro da cabeça) aumentam. A lesão e a colecção de sangue resultante provocam inflamação dos tecidos cerebrais, o que conduz a um quadro de edema (edema cerebral) que posteriormente aumenta a pressão intra craniana.
O hematoma sub-dural agudo ocorre entre a superfície do cérebro e a dura-máter. Este hematoma geralmente é causado por traumatismo decorrente de aceleração e desaceleração em altas velocidades
O hematoma sub-dural agudo é diagnosticado através de Tomografia Computorizada (TAC).
Hematomas menores não necessitam de tratamento cirúrgico.
Geralmente, a cirurgia é indicada em casos que o hematoma tem mais de um centímetro.
A craniotomia é necessária, pois o hematoma está coagulado.
Por conseguinte a operação feita consiste na remoção do coágulo(sangue coalhado).

Um comentário:

Sara da tua ex turma disse...

Tiago força... toda a gente esta a lutar para que fiques bom... por favor fica bom...